terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Quais os nutrientes essenciais que nosso corpo necessita para se manter saudável?

Nenhum alimento irá fornecer todos os nutrientes essenciais que precisamos para nos mantermos saudáveis, portanto, uma dieta equilibrada que inclui uma variedade de alimentos é a chave para a ingestão nutricional ideal. Só nos podemos manter saudáveis se a nossa dieta tiver todos estes nutrientes:

1. Proteínas - são os principais componentes das células do corpo. Constroem tecidos e células de reparação. Melhoram o nosso sistema imunológico, aumenta a nossa força e, juntamente com ácidos gordos, dá uma estrutura estável para as membranas celulares. São saudáveis fontes de proteínas: carne magra, frango sem pele, peixe, ovos, feijão, nozes, leite sem gordura e iogurtes.

2. Gorduras insaturadas - é a forma principal do corpo em energia armazenada. Sem gorduras a absorção das vitaminas lipossolúveis é impossível. A gordura nos alimentos fornece ácidos gordos essenciais (que não podem ser produzida pelo organismo). São necessários para o crescimento e desenvolvimento do corpo e produzem hormonas específicas. Algumas gorduras não são boas para o ser humano: as gorduras saturadas (encontradas na carne, manteiga, leite integral e queijo) e gorduras transformadas (encontradas em alimentos hidrogenados: margarinas, salgados e assados). Ambos elevam os níveis do mau colesterol e triglicéridos. As gorduras insaturadas são boas para si e são provenientes de peixe e óleos vegetais, nozes e grãos integrais. Existem ainda dois tipos de gorduras insaturadas: polinsaturadas e monoinsaturadas. As gorduras polisaturadas incluem Ómega 6 e Ómega 3.
Ómega 3 são o tipo de ácidos gordos essenciais, encontrados em peixes oleosos como salmão, cavala e sardinha. É por isso que é tão importante comer peixe gordo, pelo menos 3-4 vezes por semana ou complementar a sua dieta com suplementos de Ómega 3 (óleo de peixe). Ácidos gordos dão ainda apoio ao sistema cardiovascular, ao desenvolvimento do cérebro e à saúde da pele, tal como poderosos agentes anti-inflamatórios. As gorduras monoinsaturadas são encontradas no azeite de oliva, óleo de canola, óleo de girassol, nozes, abacates ou azeitonas.

3. Os hidratos de carbono (a medida em forma de kcal)- são a fonte preferida do corpo, fornecendo a energia essencial para o cérebro. Os carboidratos simples são compostos por uma ou duas moléculas de açúcar e os carboidratos complexos são compostos por muitas moléculas de açúcar. Os carboidratos simples são digeridos mais rapidamente e aumentam os níveis de açúcar no sangue. Isto pode ser perigoso ao longo dos anos, pois o pâncreas pode perder a sua capacidade de produzir insulina. Os carboidratos complexos necessitam de mais tempo para serem digeridos e absorvidos, aumentando os níveis de açúcar no sangue gradualmente. As principais fontes de hidratos de carbono bons são: pão de cereais, verduras, legumes e frutas.

4. Fibras - são encontradas em frutas, legumes e pão integral. As fibras solúveis são "solúveis" na água e a digestão lenta faz-nos sentir saciados o que é útil no controlo do peso. Também reduzem os níveis de mau colesterol e os níveis de controlo de açúcar no sangue. As fibras insolúveis não se dissolvem na água. Removem os resíduos tóxicos recolhidos no cólon, evitando assim as constipações.

5. Vitaminas - são compostos essenciais necessários para o corpo para impulsionar o sistema imunológico, apoiar o crescimento e desenvolvimento normal, convertendo os hidratos de carbono, proteínas e gorduras em energia. Vitaminas e minerais são encontrados principalmente em frutas e legumes, carne magra, aves, ovos, peixe e produtos lácteos, mas para obter quantidade suficiente destes nutrientes essenciais deve comer frutas e legumes com cores ricas: vegetais verde-escuros e folhosos ( alface escuras, brócolos, espinafre), frutos amarelos ou alaranjados e vegetais (cenouras, melão, e as nectarinas), frutos vermelhos e produtos hortícolas (morango, tomate, pimento vermelho), legumes (lentilhas e feijões), frutas cítricas (laranjas, toranjas, limões, e kiwi). Comer bastante fruta e vegetais fornece as vitaminas essenciais, minerais e moléculas antioxidantes que protegem as células evitando danificar o tecido contra os radicais livres.

6. Minerais - não podem ser destruídos pelo calor, ar e ácido. São encontrados na água e no solo e são absorvidos pelas plantas, peixes e animais que comemos. Desempenham um papel vital no crescimento de quase todo o corpo, de processos biológicos e desenvolvimento dos ossos, dentes, músculos, coração e função do cérebro, renovação celular, formação do sangue, hidratação, queimas de gordura, etc.

7. Água – É o elemento mais importante do nosso organismo. Um corpo adulto é composto de 40-60% de água. Cada célula viva no corpo depende da água para a alimentação, o transporte de nutrientes por todo o corpo, a eliminação de toxinas, de isolamento e refrigeração

Fonte: www.oriflame.pt 

 

Um comentário:

  1. Ótimo
    Estava pesquisando sobre alimentos e este texto me ajudou muito.

    Obrigada.

    ResponderExcluir

Follow my blog with Bloglovin